Kanban significa “cartão visual”, é uma metodologia de produção que utiliza controles visuais (cartões) como sinalizadores de estoque ou status de uma determinada etapa do processo.
A técnica do kanban começou a ser utilizada em desenvolvimento de software com a introdução dos métodos ágeis. Um quadro com cartões é utilizado para sinalizar o status do trabalho em andamento.
O primeiro passo é definir a ferramenta a ser usada para a aplicação do Kanban. Com um simples quadro branco ou cartões já é possível criar um controle de fluxo de histórias buscando 100% de eficiência. O quadro deve conter colunas para identificar os diversos status de uma história (ex: Não Iniciado, Em Andamento, Impedimento, Em Publicação, Concluído).
Da mesma forma, podemos transpor essa ideia para o quadro. Caso haja algum problema que impeça o andamento da história, a equipe pode “acender a luz vermelha” acima da história para indicar a todos que o problema existe e ainda não foi solucionado.
Quando a equipe move, por exemplo, um cartão para a área de "concluído" do quadro, ela sinaliza para o demandante que está pronta para o próximo trabalho. Isso permite a criação do fluxo dentro de uma iteração e impede que a demanda seja empurrada para a equipe em grandes lotes.
Com o canban você passa a ter um feedback visual, facilitando a leitura visual em que etapa está o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário